Corumbá, Mato Grosso do Sul


Com o nome de origem tupi-guarani Curupah – que significa “lugar distante” – e, depois de ter outras denominações ao longo de sua história, Corumbá é conhecida como Cidade Branca, devido à cor clara de seu solo, rico em calcário. A ocupação da região teve início ainda no século XVI quando, com a expectativa de encontrar ouro, a área do atual município foi explorada pelos portugueses, que começaram a chegar em 1524.

Fundado em 1778 para impedir os avanços dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca do mineral precioso, o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque – primeira denominação do vilarejo – transformou-se no principal entreposto comercial da região. Quando a passagem de barcos brasileiros e paraguaios pelo Rio Paraguai foi liberada, e devido à importância comercial que passou a ter, a localidade foi elevada a distrito em 1838 e, em 1850, a município.

Durante a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), a Freguesia de Santa Cruz de Corumbá – nome que recebeu na emancipação – foi palco de uma das principais batalhas do conflito, sendo ocupada e destruída por tropas de Solano Lopez em 1865. A partir de 1870, ao ser retomada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho, a cidade começou a ser reconstruída. Na mesma época, imigrantes europeus e de outros países sul-americanos chegaram, impulsionando o desenvolvimento local. Como resultado, Corumbá foi o terceiro maior porto da América Latina até 1930.

Até a década de 1950, os rios Paraguai, Paraná e Prata eram os únicos meios de integração da região. Por isso, a cidade vivia sob a influência dos países da Bacia do Prata, dos quais herdou grande parte dos seus costumes, hábitos e linguagem. Isso ocorreu naturalmente devido à sua localização fronteiriça e ao isolamento físico que sofria na época.

A chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil no início do século XX, porém, deslocou o eixo comercial do sul do Estado – então Mato Grosso – para Campo Grande. Os grandes comerciantes locais mudaram-se para outras cidades e Corumbá passou a priorizar comercialmente a exploração mineral as atividades rurais, como a agropecuária.

A cidade iniciou atividades industriais na década de 1940, com a exploração das reservas de calcário – excelente para a indústria do cimento – e de outros minérios. No fim dos anos 1970, o turismo passou a ser explorado, revelando nova infraestrutura e viabilizando a restauração das construções históricas. Com o Pantanal ocupando 60% de seu território, Corumbá passou a ser chamada de Capital do Pantanal, constituindo-se o principal portal para o santuário ecológico.

Veja abaixo nossas dicas:

Os melhores restaurantes

  1. Dolce cafe corumba
  2. Avalom 
  3. Delicias Do Cerrado 
  4. Churrascaria Laço De Ouro
  5. Restaurante Rodeio
  6. Ceará 
  7. Peixaria do Lulu 
  8. Gohan - A Casa Do Yakisoba 
  9. Sorveteria Scorpios 
  10. Sabor Pantaneiro 
  11. Restaurante Delicias Pantaneira
Atrações mais procuradas de Corumbá, Mato Grosso do Sul

  1. Forte Coimbra
  2. Estrada Parque do Pantanal 
  3. Estação Natureza Pantanal 
  4. Cristo Rei do Pantanal 
  5. Museu de História do Pantanal 
  6. Igreja N S da Candelária 
  7. Casario do Porto 
  8. Casa de Cultura Luiz de Albuquerque 
  9. Forte Junqueira 
  10. Centro De Convenções Do Pantanal De Corumbá 
  11. Casa do Artesão 
  12. Artizu Casa de Escultura
Onde se Hospedar com conforto e comodidade

  1. Hotel Gold Fish
  2. Nacional Palace Hotel 
  3. Santa Mônica Palace Hotel 
  4. Pousada Arara Azul 
  5. Hotel Laura Vicuna 
  6. Pousada Beija-Flor 
  7. Farias Hotel 
  8. Hotel Rios do Pantanal
  9. Aguas do Pantanal Palace Hotel 
  10. Pantanal Park Hotel
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CORUMBÁ

DDD 67

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUMBÁ
E-mail:enio.castelo@corumba.ms.gov.br
Telefones:(67) 3234-3400 
Sites:http://www.corumba.ms.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barăo de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678


COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Corumbá, Mato Grosso do Sul"

Postar um comentário

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste